Tempo da Criação

Inspirado pela encíclica ‘Laudato Si’, o Movimento Católico Global pelo Clima convida os católicos a celebrar a “Tempo da Criação” em todo o mundo, seguindo o exemplo da Igreja nas Filipinas e outras denominações cristãs.

QUANDO?

  • Início: 01 de setembro – Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 

    Recentemente, o Papa Francisco proclamou esta data como o dia de oração pelo cuidado da criação, como a Igreja Ortodoxa tem feito desde 1989, para “tirar a partir do nosso rico patrimônio espiritual as razões que alimentam a nossa paixão para o cuidado da criação” (veja a notícia na íntegra)

  • Término: 04 de outubro – Festa de São Francisco

    A festa de São Francisco de Assis é um grande dia de celebração para refletir sobre a vida do Padroeiro da Ecologia e autor do Cântico das Criaturas.

PRECEDENTES

Em 2003, os bispos das Filipinas propuseram celebrar a criação no período de 01 de setembro a 04 de outubro, com uma declaração pastoral dizendo: “Em 01 de setembro, em várias partes do mundo, as Igrejas cristãs celebram o “Dia da Criação”. Eles também criaram o “Tempo da Criação”, no período entre 04 de outubro (festa de São Francisco de Assis) e o domingo seguinte ao dia 04 de outubro. Nós queremos apresentar este período para os nossos fieis católicos e reconhecer a “Criação” como um presente de valor inestimável do nosso Criador todo-poderoso e amoroso, que nos fez à sua imagem e semelhança “. Em 2013, a Arquidiocese de Manila institucionalizou o ‘Tempo da Criação ” integrando a espiritualidade da criação nas liturgias, aumentando a conscientização sobre a crise ecológica e promovendo medidas para proteger a criação de Deus (mais informações aqui, aqui e aqui).

Outras igrejas cristãs já vem celebrando o ‘Tempo da Criação’ (também chamado de “Época da Criação) por vários anos. Por exemplo, em 2004 os Luteranos começaram a celebrar o Tempo da Criação e em 2007, o Conselho Mundial de Igrejas convidou a observar este Tempo para a Criação.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

  1. REZAR

    – Em comunidade: Destaque Deus como Criador nas liturgias domingo, incorporando temas da Criação dentro das orações e homilias (veja exemplos do Instituto Missionário Columban na Austrália e Filipinas). Faça uma oração ecumênica dado o convite do Papa em usar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação para promover a unidade dos cristãos.
    – Individualmente: Comprometa-se a rezar pela a criação e para uma conversão ecológica para si mesmo, nossos líderes, e todas as pessoas, se juntando ao “Reze por Paris“, ou usando qualquer um desses recursos de oração.

  2. REFLETIR

    – Em comunidade: Crie um grupo de estudo sobre a encíclica Laudato Si “(ver recursos da encíclica).
    – Individualmente: Participe de conferências promovidas pelo MCGC sobre diferentes temas relacionados às mudanças climáticas, Laudato Si’ e cuidado da criação.

  3. REDUZA SUA PEGADA

    – Em comunidade: Procure formas de reduzir a sua pegada ecológica e o uso de combustíveis fósseis, utilizando esses recursos.
    – Individualmente: Jejuar nas sextas-feiras, utilizar garrafas recicladas e canecas, ou ter outras idéias aqui.

  4. DEFENDA

    Promova a Petição Católica pelo Clima, em preparação para Conferência do Clima da ONU (COP21) em novembro:
    – Como uma comunidade: Identificar um fim de semana para ter uma petição em sua paróquia local, utilizando este manual petição.
    – Como um indivíduo: Fale com uma escola local ou grupo de jovens sobre a mudança climática e incentivá-los a assinar a versão jovem da Petição Católica Climáticas.

JUNTE-SE!

Estamos criando uma série de recursos para cada semana do Tempo da Criação. Registre-se para que possamos enviar os recursos para celebrar ‘Laudato Si’ e o Tempo de criação:

Advertisement